quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

XX Corrida dos Reis e Campeonato Nacional de Estrada


















Sabado - dia 16
Pelas 7.30 começamos a chegar ao aeroporto de Lisboa terminal 2, eram 9 os corajosos que voaram até á ilha do Pico para correr. A comitiva do CDUL para o Pico foi a seguinte: Responsavel Tecnico José Gil; atletas infantis, Hugo Gil, Rita Mineiro e Mafalda Barreiros; atleta iniciado, Duarte Oliveira e atletas veteranos Fernanda Gil, Ermelinda Mineiro, Americo Brito e José Barreiros. O avião estava marcado para as 9.05 horas e não falhou, assim, deixamos uma Lisboa cinzenta e depois de duas horas e quarenta e cinco minutos a ver nuvens aterramos no Pico com um sol espectacular e menos uma horita.
Depois de impecavelmente instalados nos respectivos quartos fomos almoçar. Almoçamos no restaurante Silveira & Goulart Lda. e para primeira refeição foi de se tirar o chapéu. Pelas 14 horas locais voltamos ao hotel. Como o restaurante não era longe do hotel fomos a pé e aproveitamos para ver a linda vila de Madalena. Depois de uma tarde de repouso e discontração partimos pelas 19.20 horas para a Sociedade Filarmonica de S Mateus para mais uma refeição muito boa, aqui tivemos a honra de ter a presença de Carlos Lopes e Rosa Mota, do presidente de Madalena e do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo que abrilhantaram o jantar com palavras simpaticas a todos os atletas que ali se encontravam. Pelas 22 horas voltamos para o hotel pois o levantar seria cedo.
Domingo - dia 17
O levantar foi ás 7.10 horas para sairmos ás 8.30 horas. A manhã estava bem fresquinha mas bonita, pelas 9 horas chegamos á bonita localidade de S Mateus onde já havia animação e muita gente bem disposta e pronta para umas corridas. Seguiu-se o desfile de todos os atletas, os discursos das individaulidades e os hinos da terra, da ilha e do país. Fez-se a caminhada para todos participarem e ás 11.15 horas deu-se inicio à prova principal, a disputa do campeonato nacional de estrada onde Ermelinda e eu mostramos o nosso valor.
Fernanda Gil com o tempo de 1.27.15 ficou em 2º e Ermelinda com o tempo de 1.33.19 ficou em 3º. Estavamos mesmo de parabens.
Nos infantis melhor não seria possivel, Hugo Gil chegou mais uma vez isolado em 1º, Rita Mineiro 1º e Mafalda Barreiros 2º. Nos iniciados, Duarte Oliveira acabou em 4º. Depois de um beberete voltamos ao hotel para descansar um pouco até ao jantar. Pelas 19.30 horas arrancamos para o jantar onde foram entregues aos atletas que fizeram o campeonato os troféus da Federação de Atletismo e da XX Corrida dos Reis.
Segunda - dia 18
O dia acordou com muito vento e o céu coberto de nuvens.
Para este dia tinhamos visitas a museus e locais tipicos do Pico e podemos levantarmo-nos um pouco mais tarde pois a partida era só ás 9.30 horas. A primeira paragem foi na adega cooperativa vitivinícula da ilha do Pico onde houve prova de vinhos e se aprendeu um pouco sobre a história do vinho do Pico. De seguida visitamos o museu do vinho onde tambem podemos observar o dragoeiro, arvore centenaria e tipica do Pico. Após uma visita rapida seguimos para a queijaria tradicional e bem pequenina, seguimos para S Mateus onde visitamos a senhora que faz bordados e rendas extremamente bonitas e delicadas.Estivemos no Centro de artes de Ciencias do mar e pelas 14 horas fomos almoçar. Pelas 15.40 horas arrancamos para ver e conhecer mais sobre a ilha no museu dos baleeiros que era realmente muito bonito. Começou a chover mas isso não nos impediu de ir ver uma rocha em forma de cão muito requesitada para fotografias e uma casa de licores, o museu da baleia tambem recebeu a nossa visita e por fim fomos para o jantar em S Roque. Bom! realmente não podiamos ter acabado em sitio melhor, os alunos do colegio estavam lá, com as suas mães e foram elas que fizeram o jantar e as maravilhosas sobremesas, tudo impecavel e divertido. Foi a entrega dos premios e lá fui eu mais a Ermelinda receber o nosso lindo torféu, ela recebeu das mãos da directora do colegio e eu do Sr. Presidente da Federação de Atletismo, foi sem duvida uma honra. Sempre bem acompanhados pela banda do colegio a tocarem e cantarem muito bem, lá se acabou o jantar e pelas 23.30 horas voltamos ao hotel.
Terça - dia 19
A saida do hotel e despedida da vila de Madalena foi pelas 10 horas e pelas 12.45 horas iniciou-se o voo para Lisboa com escala na ilha Terceira. Finalmente acabou-se o "passeio" quando o avião aterrou sem incidentes em Lisboa por volta das 17 horas. Foi sem duvida uma viagem muito bonita.

Sem comentários:

Enviar um comentário